O Programa: Iracema, o retrato de Fortaleza foi criado em 2010, pela Profa. Dra. Maria Ednilza Oliveira Moreira.
Começou como um projeto piloto que convidava os fortalezenses a projetarem sua terra para o mundo, tendo vista a presença de turistas de diferentes municípios, estados e países que por aqui passariam na Copa Mundial de Futebol de 2014.
No momento inicial, o projeto voltou-se para o ensino da leitura, Curso de Leitura, conhecendo melhor Fortaleza, a terra que nos remete à Iracema, destinado a artesãos, com a finalidade de preparação para a confecção de souvenir, referente ao ícone Iracema, onde foram explorados quadros artísticos, esculturas, poemas e canções, sintonizados com a figura de Iracema, destacando-se na obra de Alencar o mito de formação do povo cearense tendo como culminância a aula de campo com o roteiro Caminhos de Iracema.
Doravante compreendendo a importância do artesão como agente de divulgação, foi proposto a realização mensal da Feira de Artesanato: um momento com Iracema, no Bosque Moreira Campos, do Curso de Letras.
Em 2011, o projeto passou a gozar do status de programa, em função da amplitude que tomou e da consolidação de um trabalho permanente que sobre Iracema como símbolo do povo cearense e do seu reflexo mundo afora.
Hoje, o Programa Iracema ainda abraça o Projeto Iracema vai à Rádio difundindo Iracema através das ondas do rádio e outras mídias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário